Um Data center é uma instalação que centraliza as operações e equipamentos de TI compartilhados de uma organização para fins de armazenamento, processamento e disseminação de dados e aplicativos. Como eles hospedam os ativos proprietários mais críticos de uma organização, os Data centers são vitais para a continuidade das operações diárias. Consequentemente, a segurança e a confiabilidade dos Data centers e suas informações estão entre as principais prioridades de qualquer organização.

Os Data centers são parte integrante da empresa, projetados para oferecer suporte a aplicativos de negócios e fornecer serviços como: Armazenamento, gerenciamento, backup e recuperação de dados, aplicativos de produtividade, como e-mail, transações de comércio eletrônico de alto volume, capacitando comunidades de jogos online, Big data, aprendizado de máquina e inteligência artificial. Hoje, há mais de 7 milhões de Data centers em todo o mundo. Praticamente todas as empresas e entidades governamentais constroem e mantêm seu próprio Data center ou têm acesso ao modelo de outra pessoa, se não a ambos. Muitas opções estão disponíveis hoje, como alugar servidores em uma instalação de colocation, usar serviços de Data center gerenciados por terceiros ou usar serviços baseados em nuvem pública de hosts como Amazon, Microsoft, Sony e Google.

Os elementos principais de um Data center se dividem da seguinte maneira: Instalação - o espaço utilizável disponível para equipamentos de TI. Fornecer acesso 24 horas às informações torna os Data centers algumas das instalações que mais consomem energia no mundo. Infraestrutura de suporte - equipamentos que contribuem para sustentar com segurança a maior disponibilidade possível. O Uptime Institute definiu quatro camadas de data centers, com disponibilidade variando de 99,671% a 99,995%. Alguns componentes de suporte à infraestrutura incluem: UPS (No-Break) - bancos de baterias, geradores e fontes de alimentação redundantes, condicionadores de ar (CRAC ou HVAC), Sistemas de segurança física - sistemas biométricos e de videovigilância e Equipe de operações. Os Data centers evoluíram significativamente nos últimos anos. Conforme as necessidades de TI corporativa continuam a se mover em direção a serviços sob demanda, a infraestrutura do Data center mudou de servidores locais para infraestrutura virtualizada que oferece suporte a cargas de trabalho em pools de infraestrutura física e ambientes de várias nuvens. Hoje em dia existe uma expressão: O Data center moderno é onde estão suas cargas de trabalho.

Existem vários tipos de Data centers, com base em quem os está usando e como estão sendo acessados, incluindo: Data centers corporativos Os Data centers corporativos são normalmente construídos e usados por uma única organização, para seus próprios fins internos. Esses são comuns entre os gigantes da tecnologia. Data centers de serviço gerenciado Os Data centers de serviço gerenciado oferecem coisas como armazenamento de dados, computação e outros serviços como terceiros, atendendo os clientes diretamente. Data centers de colocalização: Os centros de dados de localização funcionam como um tipo de propriedade de aluguel; os recursos do data center são disponibilizados para as pessoas que desejam alugá-lo. Data centers em nuvem: Os data centers em nuvem são distribuídos, oferecendo seus recursos aos clientes, muitas vezes com a ajuda de um provedor de serviços gerenciados terceirizado.